G3 - Español  G3 - Português  G3 - English

 

contato@g3profissional.com.br

 

Anterior
Próximo

Direcionando seu caminho ao sucesso!

Claro que vocês já notaram que todos os anos os canais de televisão fazem programas especiais com os maiores, melhores e até, os piores fatos que ocorreram no ano, as famosas “Retrospectivas”. Nelas, são noticiadas de forma rápida e objetiva, fatos relevantes que ocorreram, geralmente em ordem cronológica, às vezes por assuntos e outras até mesmo por ordem de importância.


Agora, imaginem: e se nós fizéssemos uma retrospectiva do nosso ano? Como seria esse ‘programa especial’ e, que resultado teríamos? Seria no mínimo interessante, não é mesmo? Então, proponho agora fazermos esse exercício.


Separe um tempinho do seu dia e pense o que aconteceu na sua vida em 2015. Comece relembrando como foi a sua virada de ano, isso mesmo, de 2014 para 2015. Com quem estava, em que lugar e que pensamentos você teve para o ano que estava iniciando. Você fez a famosa lista “esse ano eu vou...”? Se sim, quais objetivos você alcançou? Agora, tente se lembrar de fatos relevantes mês a mês... Janeiro, fevereiro, março e por aí vai. O que aconteceu de importante em cada mês? Pense em fatos da sua vida pessoal e profissional, tanto positivos quanto negativos. Tente se lembrar de tudo que passou, deixando a sua retrospectiva mais rica e interessante.

 

Esse exercício pode ser elaborado mentalmente (como se fosse um filme da nossa vida), por escrito ou até mesmo desenhado de forma simples. Trata-se de um exercício muito poderoso e ao colocar suas lembranças no papel, você conseguirá visualizar melhor suas conquistas e realizações.


Esse exercício também é bem legal, pois podemos enxergar as mudanças que aconteceram em nossas vidas. Os planos que fizemos e o que efetivamente concretizamos. O que mudou para o bem ou para o mal em relação aos nossos comportamentos e relacionamentos pessoais e, no lado profissional também, o que fizemos de certo e como poderíamos ter alcançado resultados melhores.


Vale a pena pensar um pouco nessas questões, o que acham? Relembrar o que passamos, colocar tudo na balança nos faz muito bem, pois assim, podemos entender onde acertamos, onde erramos e os porquês. Como podemos mudar para melhor e ainda, temos a oportunidade de ver que somos capazes de muito mais do que imaginamos! Quantos problemas ultrapassamos e vencemos? Quais oportunidades agarramos e não nos arrependemos? E também, onde faltou coragem para enfrentar a crise e o que nos faltou? Saber o ingrediente que faltou vai te ajudar para da próxima vez não cometer o mesmo erro... Ao rever nossos momentos podemos encontrar saídas melhores para os novos desafios que virão, porque todos os enganos que cometemos nos treinam para novos desafios do futuro, tenha certeza disso.


Eu gosto de separar mais tempo para a minha parte favorita da retrospectiva anual, que é onde procuro pensar em todas as pessoas que conheci ao longo do ano. Tento me lembrar dos momentos e das conversas que tivemos, o que aprendi com essas pessoas e o quanto elas mudaram minha vida. Acredito que todas as pessoas que cruzam nosso caminho têm um significado e algo para nos acrescentar, mesmo que não tenhamos consciência disso no momento presente. Busco sempre valorizar esses contatos e relacionamentos. 

 

Para finalizar, avalie qual é o seu grau de satisfação com a retrospectiva. Se foi de excelente a boa, parabéns! Você teve um ano muito bom, procure melhorar cada vez mais. Se foi de boa para razoável, não desanime!  2015 foi um ano de aprendizado para você (na verdade, para todos nós!), sendo importante, procurar entender onde foi que você errou para desenvolver esses aspectos e ter um 2016 ainda melhor. Se você analisou sua retrospectiva e acredita que ela foi de razoável para ruim, o que o faz pensar dessa maneira? O que você poderia ter feito diferente? Lembre-se que você não é vítima, mas protagonista da sua vida. Faça e aconteça em 2016, começando por olhar para 2015 com gratidão e não com arrependimento e, inicie o novo ano com fé e muita vontade de vencer. Yes, you can ;)

 

O ano novo está chegando e uma nova batalha em busca da sua felicidade se aproxima. Vamos reagir e construir um 2016 digno de uma retrospectiva com momentos maravilhosos!

 

De maneira esperançosa me despeço de todos que me acompanharam ao longo de 2015, opinaram e me incentivaram a escrever todos os textos, agradecendo: muito obrigado! Você são o motivo para o qual eu escrevo sobre esses temas importantes do nosso cotidiano. Novamente, muito obrigado! 

 

Desejo a todos um Feliz Natal e um 2016 de incontáveis alegrias e sucesso!

 

 

Por Fabio Galli
Psicólogo formado pelo Mackenzie (CRP: 06/121028) e Personal e Professional Coaching formado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
fabiogalli@g3profissional.com.br

 


Dezembro 2015 




São Paulo

 

 

 

Contato

contato@g3profissional.com.br


 Twitter Facebook Google+ Tumblr   


 

 

 

© Copyright 2012 - 2018 - Direitos Reservados
G3 Capacitação Profissional e Pessoal®