G3 - Español  G3 - Português  G3 - English

 

contato@g3profissional.com.br

 

Anterior
Próximo

Direcionando seu caminho ao sucesso!

De uns anos para cá, os meses de Outubro e Novembro se tornaram emblemáticos na divulgação da luta contra o câncer de mama e de próstata. Pessoas, empresas e cidades se enfeitam nessas cores, mostrando seu apoio e debatem mais abertamente sobre esses assuntos. O que mais se fala é sobre a importância de fazer exames preventivos e são detalhadas algumas informações sobre essas patologias, o que favorece o entendimento maior da doença e os desdobramentos do tratamento.


No geral, nós não damos a devida atenção a nossa saúde, só nos importando com ela quando já estamos doentes ou, quando temos pessoas muito próximas que estão vivenciando algum tipo de problema. A saúde é o nosso bem mais precioso! Sem saúde não podemos trabalhar, curtir nossos amigos e familiares e ter momentos de lazer. Podemos (e devemos!) separar algum tempo em nossas agendas para visitar médicos com regularidade, realizar exames de check up, e também, nos alimentar melhor e nos exercitar. São atitudes simples e essenciais para a manutenção do nosso bem estar.


Vamos falar um pouco mais sobre o câncer de mama? Neste ano, o slogan foi “Ao Nosso Alcance” e a campanha procurou focar em quatro áreas: escolhas de vida saudáveis; promover a detecção precoce; disponibilizar tratamento para todos e; maximizar a qualidade de vida. Historicamente já sabemos que as mulheres se cuidam mais, priorizando visitas ao médico e fazendo exames com maior frequência. Talvez pelo hábito ou então, porque já discutimos há mais tempo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Existem várias campanhas que têm a mulher como foco principal e esse assunto, já não é mais um tabu.


Já com os homens isso é diferente... nós evitamos ao máximo idas ao médico e dificilmente achamos que precisamos realizar exames e nos cuidar. Encaixar o médico na nossa rotina no geral, só quando realmente estamos muito doentes e os tratamentos paliativos que fizemos não surtiram efeito ou ainda, quando há sinais muito preocupantes de que algo está errado.

 

Por isso, agora em Novembro temos a oportunidade de entender mais e discutir alguns mitos sobre o câncer de próstata e claro, nos conscientizarmos da importância da prevenção dessa doença. De acordo com o site do Hospital de Câncer de Barretos, atualmente esse tipo de câncer é o tumor mais comum nos homens e também, o segundo que mais mata em nosso país. Por isso, nós devemos tomar todos os cuidados, fazer visitas regulares ao médico e realizar os exames necessários de acordo com a faixa etária. O conhecimento sobre a doença vai nos ajudar a entendê-la e procurar ajuda.

 

A detecção do câncer de forma precoce tem duas vantagens estratégicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), encontrar os sinais de início da patologia auxiliando no tratamento imediato com melhores e maiores chances de cura ou, realizar o que se chama de rastreamento da doença, identificando pessoas com potencial para desenvolver o câncer no futuro. Esse rastreamento possibilita que a pessoa já comece a tomar medidas para buscar prevenir e afastar a doença, seja iniciando um tratamento ou adotando um modo de vida mais saudável. 

 

Devemos investigar, procurar compreender e nos cuidar mais, seja sobre essas patologias ou outras. Muito importante salientar também que, quando a doença é detectada é completamente normal que fiquemos assustados e receosos quanto ao tratamento, suas causas e efeitos em nossas vidas. Mas é comprovado cientificamente que quando assimilamos o baque inicial do nosso diagnóstico, levantamos a poeira e nos preparamos para as duras batalhas que temos pela frente, as chances de sucesso são enormes! Podemos nos fortalecer buscando o apoio de parentes e amigos, devemos procurar histórias de sucesso de pessoas que já passaram por isso e venceram e claro, devemos vigiar nossos pensamentos, afastando os negativos e nos cercando de ideias e atitudes positivas! Também, tenha em mente que muitas vezes é importante ter o acompanhamento profissional de um psicólogo. Ele vai conversar com você sobre os seus medos e te auxiliar ao longo dessa jornada.  

 

Todas essas informações são básicas, mas já é um começo. Abaixo, vou deixar alguns links de ótimos sites para quem quiser se aprofundar no assunto. Lembrando mais uma vez que, com a nossa saúde não podemos brincar! Cuide-se e seja mais feliz! 

 

 

Dicas: Sites para compreendermos mais sobre os assuntos

 

Para as mulheres:
http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/mama/27/
http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2015/ao-nosso-alcance.asp
http://www.paho.org/bireme/index.php?id=272%3Adia-mundial-do-cancer2015&option=com_content

 

 

Para os homens:
http://www.saudedaprostata.org.br/
http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-prostata
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/deteccao_precoce

 

 


Por Fabio Galli
Psicólogo formado pelo Mackenzie (CRP: 06/121028) e Personal e Professional Coaching formado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
fabiogalli@g3profissional.com.br

 


Novembro 2015




São Paulo

 

 

 

Contato

contato@g3profissional.com.br


 Twitter Facebook Google+ Tumblr   


 

 

 

© Copyright 2012 - 2018 - Direitos Reservados
G3 Capacitação Profissional e Pessoal®