G3 - Español  G3 - Português  G3 - English

 

contato@g3profissional.com.br

 

Anterior
Próximo

Direcionando seu caminho ao sucesso!

No mês da independência do nosso País, nada melhor do que parar para pensar sobre a nossa própria independência, não é? Rever se nós somos independentes (de verdade) e felizes com as nossas escolhas. Será que estamos levando as nossas vidas conforme a maré, nos entregando a rotina que controla as nossas vontades e desejos ou somos donos do nosso próprio destino?

 

Na atualidade, vivemos períodos de pura loucura, trabalhando muito, estudando, com compromissos sociais, familiares, corporativos e nesse meio tempo, tentando nos divertir e julgar onde devemos investir mais o nosso tempo. Já sabemos que não conseguimos aumentar as míseras e aceleradas 24 horas que temos, sendo que nessa contagem regressiva, já devemos contabilizar horas trabalho e sono. Sendo muitas vezes que, o sono é parte da nossa “obrigação” diária e que nem sempre conseguimos cumprir a contento, pois dormir não significa dormir bem e descansar! Só em trabalho e sono já devemos descontar aproximadamente meio dia, não contando ainda tempo gasto no trânsito, imprevistos do dia a dia, refeições, tempo para responder e-mails e ligações telefônicas, horas extras no trabalho e por aí vai.

 

Aprender a organizar as nossas tarefas “obrigatórias”, as que “queremos fazer” e as “se eu tivesse tempo eu faria” vale muito e pode melhorar incrivelmente o seu nível de felicidade, acredite nisso! Imagine se no meio da sua loucura diária, você tivesse tempo para um novo curso? Talvez de gastronomia, dança ou moda? E se você finalmente tivesse tempo para fazer uma atividade ao ar livre ou em uma academia? E se pudesse sair para jantar com as amigas, o marido ou simplesmente pudesse ir mais ao cinema ou teatro? A lista de desejos pode ser pequena ou grande, mas acredite, você pode fazer o que quiser se organizar o seu tempo do seu jeito.

 

As doenças do momento em nossa sociedade como a ansiedade e depressão se devem principalmente a falta de satisfação nas pequenas coisas da vida e também, por estarmos sempre ligados nos 220V mas ao mesmo tempo, sentimos que o tempo passa muito rápido e que não estamos conseguindo concretizar os nossos sonhos. Precisamos de tempos em tempos, parar e pensar: Preciso mesmo fazer isso? Faço isso por que quero? Aonde isso vai me levar? E, como essa atividade vai contribuir para a minha felicidade, o meu sonho ou objetivo de vida?

 

Vamos sair do automático e nos questionar. Pensar e alterar a nossa rotina quando necessário é essencial para a nossa qualidade de vida. Mesmo que isso pareça ser um pouco egoísta, às vezes é necessário dizer não para os outros para poder dizer sim para si mesmo. Sim, temos atividades que são obrigatórias e que só nós podemos fazer, mas existem (muitas!) outras que podemos delegar e talvez, até deixar de fazer para podermos substituir por ações desejáveis, que nos tragam prazer, mais energia e ajudem a relaxar.

 

Como começar? Dica prática e rápida: Sente-se hoje por 5 minutos, pegue uma folha em branco e canetas de três cores diferentes. Pense brevemente e liste na folha tudo o que você faz durante a sua semana. Agora, escolha uma cor de caneta para as atividades que você deve fazer (as obrigatórias), uma para as que gosta de fazer e, a última para as que você pode deixar de fazer. Circule com as cores escolhidas as atividades de acordo com esta classificação. E aí, qual foi o resultado? Era o que você imaginava? Qual foi a cor predominante em sua folha?

 

A vida é uma só e por mais que a gente tenha muitas obrigações, pense sempre se você está perdendo tempo ou investindo o seu tempo! A felicidade que obtemos nas nossas ações diárias nos servem de combustível e são muito importantes para a nossa saúde mental e física.

 

Então, reflita sobre a sua vida, seu tempo e declare a sua independência já!

 

 

Por Fabio Galli
Psicólogo formado pelo Mackenzie (CRP: 06/121028) e Personal e Professional Coaching formado pela Sociedade Brasileira de Coaching.
fabiogalli@g3profissional.com.br

 
Setembro 2015




São Paulo

 

 

 

Contato

contato@g3profissional.com.br


 Twitter Facebook Google+ Tumblr   


 

 

 

© Copyright 2012 - 2018 - Direitos Reservados
G3 Capacitação Profissional e Pessoal®