G3 - Español  G3 - Português  G3 - English

 

contato@g3profissional.com.br

 

Anterior
Próximo

Direcionando seu caminho ao sucesso!

Dedicar-se ao novo colega de trabalho trará excelentes resultados

 

Nesses longos anos de experiência profissional dos quais tive a oportunidade de conhecer segmentos diferentes, pude presenciar na prática vários exemplos de como os novos colaboradores são recebidos dentro de suas organizações e posteriormente em seus setores de Trabalho. Exemplos que retratam tanto o lado positivo quanto aqueles que merecem uma reflexão.

 

Acredito que você também tenha experimentado essa sensação, afinal em algum dia e em algum momento de sua carreira você também teve seu primeiro dia de trabalho, não é mesmo? E pode ter ocorrido uma das situações acima, imagino...

 

Então, gostaria de fazer uma pergunta a você: Você se lembra de como foi esse primeiro dia? Como as pessoas de forma geral o receberam? Você chegou a passar por uma integração, conheceu outros setores, conversou com outros colegas de trabalho? Ou, simplesmente encaminharam você ao seu local de trabalho, apresentaram sua “mesa e os materiais de expediente” que ali se encontravam, sem que lhe apresentassem ao colega que estava ao seu lado?

 

Pois então, a importância da acolhida com novos colaboradores vejo que é tão importante quanto o resultado que esse profissional trará à empresa. O quanto mais ele tiver conhecimento da cultura, conhecer o negócio em si, bem como o que se espera de seu cargo, maior e mais rápido será o retorno que o mesmo trará.

Por outro lado, vejo que ainda tem algumas pessoas que ao receber esse novo colaborador, às vezes se esquecem que já passaram por tal situação e simplesmente pelo fato de já estarem engajadas com a rotina de seu trabalho e a cultura da empresa, acabam deixando de facilitar as coisas para esse novo colega que acabara de entrar no “jogo”.

 

Você já teve a oportunidade de ver algo semelhante? Será que em nossas organizações estamos torcendo a favor desse novo colaborador ou simplesmente o ignoramos? Essa é uma reflexão que de fato vejo que temos que fazer constantemente, pois se cada um de nós pensar de forma sistêmica, verá que nosso trabalho de certa forma está ligado direta ou indiretamente com esse novo colaborador e que algum dia com certeza precisaremos do apoio dele.

 

Então, a dica seria: procure desde já estabelecer um canal constante de comunicação com esse novo colaborador, ajude-o a conhecer melhor a cultura da empresa, dê feedback a ele, ensine tudo que estiver ao seu alcance, até porque quando você ensina, acaba aprendendo mais. Agora, se você não fizer nada disso, com certeza sozinho ele não conseguirá suprir todas as demandas que lhe esperam, ou poderá demorar muito mais tempo. Ou seja, cada um de nós temos uma importância bastante grande no processo e a escolha está em nossas mãos.

 

 

Maio 2015
Autor: Walternei Furlan
Fonte: RH Portal




São Paulo

 

 

 

Contato

contato@g3profissional.com.br


 Twitter Facebook Google+ Tumblr   


 

 

 

© Copyright 2012 - 2018 - Direitos Reservados
G3 Capacitação Profissional e Pessoal®